Pintura a óleo

Como organizar a paleta de pintura?

772 0

Esta dica sobre “como organizar a paleta de pintura”, é dirigida especialmente a aqueles artistas que trabalham na técnica de pintura a óleo e que utilizam para tal fim, a paleta.

Como organizar a paleta de pintura?

Manter a paleta organizada embora pareça uma coisa sem importância, é das recomendações mais importantes que eu posso dar aos artistas.

Com o tempo todos os artistas chegam a esta conclusão:

  • Assegure-se de escolher acertadamente a paleta que mais se ajusta ao trabalho com tintas a óleo. A superfície deve ser lisa para não absorver o óleo contido nas tintas. Se for uma paleta de madeira, assegures-se que se trata de uma boa madeira e bem tratada.
  • Eu prefiro as paletas grandes, brancas ou transparentes em acrílico ou vidro…mas essa é uma escolha pessoal. As razões serão explicadas futuramente em outro artigo. Há também quem prefira as paletas em papel descartáveis. Essa é para mim também uma boa escolha.
  • paleta-oleosAdquira o hábito de colocar as cores na paleta sempre na mesma posição cada vez que pinte. Esta é uma boa prática que ajuda a manter todo o trabalho organizado e automatiza o processo de mistura. Disponha as cores no topo, deixando a parte inferior e central da paleta para as misturas.
  • Não poupe na colocação de uma boa porção de tinta na paleta. Será mais produtivo se não tiver que estar a parar continuamente para repor a cor que acabou.
  • Assegure-se de colocar todas as cores que precisa para realizar a pintura. Mais uma vez, este é um conselho que o ajudará a ser mais produtivo.
  • Tenha a mão toalhas de papel para limpar as áreas sujas da paleta de vez em quando.
  • Tenha também a mão terebentina para limpar a área de mistura das cores na paleta. Não há nada mais frustrante que tirar os vestígios de tinta seca na paleta, principalmente naquelas paletas de madeira com certa porosidade.

Um livro para aprender a desenhar

Livro-Aprender a Desenhar

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Um livro especialmente criado a pensar em quem deseja aprender a desenhar.
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!

Aqui podes saber mais!!
 

Gostas dos nossos artigos?

  • Então volta sempre a “Amopintar”, já que todas as semanas temos artigos novos para partilhar!
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu cadastro poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”





Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!