Perguntas e Respostas

Como limpar os pincéis de óleo?

533 0

Limpar os pincéis de óleo, cuida-los e mantê-los novos para sempre é a melhor forma de poupar dinheiro…!!!

Para garantir uma maior durabilidade e melhor comportamento dos pincéis é necessário manter os pincéis limpos, especialmente a virola.

De nada vale comprar os pincéis mais caros e de melhor qualidade, se a seguir não se tomam os cuidados de manutenção apropriados.
O artista deve criar a rotina de limpar os pincéis sempre após cada sessão de pintura…uma rotina que pagará bons dividendos!

Como limpar os pincéis de óleo.

  • Para facilitar a limpeza o primeiro passo a dar é remover a maior quantidade possível de pintura com uma toalha de cozinha.
  • A seguir devemos lavar o pincel com removedor de pintura para retirar todos os vestígios de tinta das cerdas. A forma mais fácil e rápida é através da utilização de um recipiente com uma grelha de limpeza no fundo.
    A grelha espalha (abre) as cerdas e permite a penetração do diluente até a virola do pincel. E especialmente importante manter limpa esta parte do pincel e remover todo vestígio de pintura porque a acumulação de tinta seca nesta área é o caminho directo para a ruína dos pincéis.
  • Uma vez limpos, devemos secá-los numa pano de cozinha.
  • Uma vez limpo o pincel e seco, é aconselhável dar forma e deixar secar naturalmente.

Para proteger os pincéis mais pequenos é recomendável fazer um tratamento de limpeza mais profundo:
Mergulhar o pincel em agua morna, a seguir puxar as cerdas numa pastilha de sabão ou utilizar um liquido de limpeza de loiça. A seguir, ”espalmar” as cerdas, trabalhar o pincel na palma da mão, enxaguar e repetir até formar espuma leve.

Este procedimento deverá continuar até notar que a espuma está limpa sem nenhum traço de cor.
Alguns pigmentos mancham a cerda, esta não prejudicará os pincéis.

Para dar forma ao pincel podemos deixar a espuma limpa nas cerdas e deixar secar naturalmente.

Este procedimento é útil se houver algumas cerdas desalinhadas que precisem ser colocadas de novo em linha.

Assegure-se de remover a espuma com água morna antes da utilização do pincel

Algumas dicas Importante…

  • Se tiver um pincel danificado não apto para pintar, ainda pode tirar proveito dele e lhe dar outra utilização, como por exemplo para fazer ponteado, folhagem ou para alguma marca particular.
  • Nunca deixe os pincéis em pé apoiados sobre as cerdas no porta-pinceís. Faça-o sempre com as cerdas para cima…ou eles adoptarão a forma inclinada e nunca mais voltará a recuperar a sua forma original

Mais Dicas AQUI!!!

Outros temas complementares!!

Pergunta…que eu respondo!

Olá Magaly,… Tenho um enorme problema com os meus pincéis. Estão todos estragados. Secam e já não os consigo utilizar. Podes explicar como limpar os pincéis a óleo? Obrigada
Pergunta realizada por:
Lissette Cunha Sá

Tu também podes esclarecer as tuas dúvidas aqui!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes