Materiais de pintura

Como fazer suportes de madeira ou papelão para pintar?

860 0

A pergunta hoje é: Como fazer suportes de madeira ou papelão para pintar a óleo ou acrílico.?

O porque desta pergunta tem a ver com o facto de ser difícil e caro para muitos pintores amadores, adquirir telas para realizar as suas pinturas.

  • Não queres comprar um suporte caro para pintar a óleo porque desejas antes praticar e aprender?
  • Preocupa-te estragar uma tela ou se calhar, já estragaste alguma e agora tens medo de voltar a fazê-lo?
  • Desejas aprender bem e praticar muito antes de adquirir boas telas?


Qualquer que seja o teu caso, tens sempre outra opção: suportes de madeira ou papelão.

Aqui vou-te ensinar agora a realizar estes tipos de suportes mais baratos para que não te limites na tua aprendizagem.

Já falamos em artigo anterior sobre os diversos tipos de suportes para pintar e agora já sabes que podes pintar em cartão e madeira, alem das telas.

Agora é o momento de aprender a fabricar esses suportes de maneira fácil e rápida. Vale a pena recordar que estes suportes são excelentes para realizar trabalhos de estudo, antes de fazermos a obra definitiva, no entanto, muitos artistas utilizam estes suportes também como definitivos.



OS MATERIAIS

Pedaço de madeira ou cartão.

Como já expliquei no artigo de suportes para pintar a óleo, é recomendável adquirir cartão comprimido ou laminas de madeira tais como os contraplacados, MDF o Masonite (elaborado a partir de fibras de madeira compactadas, considera-se também um tipo de cartão).

Para o nosso exemplo, utilizaremos este material. Se o tamanho for muito grande, é recomendável, coloca-lo sobre uma estrutura de madeira para evitar deformações.

Tecido de algodão ou outra fibra natural.

Para o nosso exemplo, estamos a utilizar um pedaço de camisola velha.
Esta deve ser cortada com 3 a 4 cm a mais, em relação ao tamanho da superfície de madeira.

Cola branca.

Este é o tipo de cola que se utiliza para madeiras em carpintaria.
Geralmente estas colas são de um PH ácido, o qual no é adequado para a conservação das pinturas a óleo, mas também pode adquirir cola com PH neutro nas lojas de artigos para artes plásticas.

Pintura branca.

A que eu recomendo é a pintura “látex acrílico”. Esta representa a nossa camada de primário. Esta pintura deve ser a base de agua e com acabamento mate, mas também podem ser utilizadas outras cores.

Pincel ou trincha.

É recomendável utilizar pincéis ou trinchas de bom tamanho segundo a superfície que vamos a pintar, podemos utilizar pincéis ou trinchas baratas para não danificar os pincéis caros, mas convém observar sempre que não fiquem pelos soltos na superfície.

PREPARAÇÃO

Colagem

colagem

  • Para preparar a nossa lamina de madeira devemos primeiro aplicar a cola branca.
    Se estiver a utilizar madeira, convém lixar ligeiramente antes de aplicar a cola.

    A camada de cola aplicada não deve ser, nem muito fina nem muito grossa.

  • Imediatamente, antes de secar a cola, colocamos o pedaço de tecido por cima, esticando adequadamente e eliminando qualquer ruga.
    É necessário que não fiquem partes sem cola.

    Se estivermos a utilizar cartão, devemos aplicar a cola também na parte posterior do cartão para evitar que este se curve.

    A seguir cortamos o tecido deixando 2 ou 3 cm para dobrar para atrás, colando-o bem da mesma forma que fizemos pela parte da frente.

colagem-do-tecido
 

Primário

Para pintar a óleo, o primeiro que devemos fazer, é garantir que a pintura se adere bem a superfície, para isso aplicaremos o que chamamos de “Primário”:

  • Aplicamos uma demão de esta pintura num sentido.
  • Quando esta camada estiver seca, aplicamos outra demão no sentido vertical. A seguir no sentido diagonal, logo no outro sentido diagonal. E se for necessário aplicamos de novo no sentido horizontal.
    A ideia é aplicar em diversas direcções como se explica no diagrama.

Estas camadas devem ser delgadas para facilitar a adesão das tintas. É recomendável que se veja a textura das fibras do tecido.

Nesta fase podemos passar uma lixa de grano fino para polir a superfície e a seguir um pano para tirar os restos de pó… e a superfície estará pronta para pintar!!.

Aplicar primario ao tecido

 

Mais umas dicas…

  • Se no momento de pintar não tens tecido para revestir o cartão ou madeira, não te preocupes, podes simplesmente lixar a madeira e aplicar a pintura “latex acrílica” da mesma forma como já foi explicado.
    É evidente que o efeito não será o mesmo, mas para isso somos artistas, para experimentar e criar!
  • Em lugar de aplicar a pintura “latex acrílica”, podemos aplicar gesso tanto em camadas lisas como em camadas grossas para produzir texturas e criar efeitos especiais e diferentes na pintura a óleo.

Mais Dicas AQUI!!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!