Composição

Como fabricar uma Moldura de enquadramento e para que se utiliza.

523 0

Como fabricar uma moldura de enquadramento, Mira ou “View finder”, como é conhecido universalmente, não é de todo difícil.

Este é um elemento fácil de construir. Mas o mais importante é que nos facilita o processo de descobrir e criar composições mais agradáveis a partir das nossas fotografias. Muito útil também quando pintamos ao ar livre.

Como fabricar uma Moldura de enquadramento

  • Em primeiro lugar, corte com a ajuda de uma faca de corte X-acto, duas tira em forma de ângulo de 90º ou em forma de “L” de aproximadamente 4 cm de largura e com cada aba com um comprimento de 20 cm aproximadamente, como no exemplo.
  • A seguir com a ajuda de dois clipes, segure as duas partes para formar um quadrado ou rectângulo.
  • Ajuste o tamanho de acordo com a sua conveniência, tomando em consideração a área da imagem que pretende pintar.

PORQUE FABRICAR A NOSSA PRÓPRIA MOLDURA DE ENQUADRAMENTO?
A falta de sítios onde encontrar e comprar uma moldura como aquela que vos mostrei no artigo sobre “O que é e para que serve a moldura de enquadramento”, podemos fabricar a nossa própria ferramenta de trabalho com a vantagem de ser ajustável.

Vale a pena ressaltar que este tipo de moldura que iremos construir, só será de utilidade para seleccionar o melhor enquadramento a partir de fotografias e não para a sua utilização em pinturas ao ar livre.

Fabriquemos a nossa moldura:

Partes da Moldura de enquadramentoPara isso necessitaremos cartão de 3 ou 4 mm de espessura, para dar firmeza á moldura e dois clips.

Cortamos duas tiras em forma de “L” com  medidas aproximadas de 3cm de largura por 15cm de comprimento para cada lado do “L”. Se prefere pode fazer um lado do “L” mais comprido que o outro, isto é um lado com 15cm e outro com 20cm.



Tente com estas dimensões e se preferir depois poderá fazer outra moldura com as dimensões que mais se ajustem a sua preferência.

A seguir, só terá que unir as duas faixas da forma que se ilustra na imagem.  A seguir e coloque-as sobre a fotografia para conseguir o melhor enquadramento possível.

Exemplo da utilização da moldura de enquadramento



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!