Desenho

Como Desenhar utilizando a técnica de Desenho rápido

1209 0

Este artigo sobre Como desenhar.”Técnica de Desenho rápido”, mostra uma técnica de desenho simples e prática que ajuda a desenvolver as habilidades para o desenho.

Se desejas melhorar as tuas habilidades para o desenho, deverias praticar esta técnica, e fazê-la formar parte do teu dia a dia.

Embora não pareça, esta simples técnica ajuda a focalizar a atenção na observação dos pormenores e melhorar a capacidade de concentração. . . duas ferramentas tão importantes para o desenho.

Técnica de desenho rápido

#1 Escolher qualquer objecto a nossa volta.

O objectivo de este exercício é realizar um desenho rápido de qualquer um objecto a nossa volta.
Numa primeira fase o ideal seria escolher objectos fáceis de realizar, com formas simples e superfícies lisas. Com o tempo podemos escolher objectos mais e mais complexos com superfícies rugosas ou texturadas.

#2 Estabelecer um tempo limite para realizar o exercício.

A seguir devemos estabelecer um tempo limite para a realização do exercício num máximo de 15 minutos.
Não deve ser motivo de preocupação se na primeira vez não conseguem finalizar o exercício em 15 minutos. O importante é estabelecer um tempo limite para realizar o exercício, já que isto nos força a observar os pormenores e dessa forma aguçar a nossa capacidade de concentração

#3 Utilizar o menor numero possível de materiais.

Durante a realização de este exercício “Técnica de desenho rápido” procure utilizar a menor quantidade possível de materiais.
Isto simplifica o processo de desenho e o leva a pensar, procurar e observar aquilo que realmente é importante no objecto que esta a desenhar.



#4 Se tivermos tempo podemos utilizar “branco”

Talvez um lápis seria suficiente, mas também pode contar com a ajuda de esfuminhos e um pastel branco para ressaltar o brilho e os pontos de luz no desenho.
No caso do desenho de esta vela eu utilizo os materiais que já referi. Por se tratar de uma forma complexa eu quis realizar as sombras e luzes o mais fácil e rapidamente possível dentro dos 15 minutos que defini para a realização do exercício.

#5 Trabalhar luzes e sombras

Outro assunto importante a realizar neste exercício na “Como desenhar. Técnica de desenho rápido”, se tiver tempo para o fazer, é trabalhar as luzes e as sombras.
Recorde que estes são os elementos base para uma boa representação realista. Se no inicio não o consegue fazer, não se preocupe… com o tempo adquirirá a rapidez e precisão necessários para completar o exercício no tempo que decida definir.

Em resumo

  • Escolha um objecto simples qualquer a sua volta e realize o desenho rápido do mesmo.
  • Estabeleça um tempo máximo limite de 15 minutos para a realização de este exercício
  • Utilize o menor numero possível de materiais.
  • Dê ênfase ao volume e a forma mediante a aplicação de luzes e sombras.

Faça isto sempre que puder e notará como melhoram as suas habilidades para o desenho.

Este e outros vídeos no canal youtube

 

Artigos e Tutoriais de Desenho



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!