Outras técnicas

Como criar com zentangle

473 0

Como criar com Zentangle desenhos maravilhosos sem saber desenhar? Para começar, só necessitas papel e caneta.

Embora não pareça, fazer desenhos utilizando esta técnica de zentangle, é muito fácil… e não é necessário saber desenhar!!!
Que o digam as minhas alunas.!!!

Se queres aprender zentangle, só necessitas papel (8x8cm ou 10x10cm) e caneta. Vale a pena ressaltar que se o material for de boa qualidade, então tanto melhor!!!
Se o papel não for de boa qualidade, a tinta começará a espalhar nas fibras do papel e o trabalho ficará muito feio. A consequência será que te sentirás frustrada e quererás desistir.
Se pelo contrario utilizas os melhores materiais que possas pagar, terás uma garantia de um bom resultado final. Os teus trabalhos serão mais duradouros e sentirás uma grande satisfação pelo trabalho bem feito.

Materiais zentangle

Os materiais necessários

Papel

Utilize papel com qualidade de museu, ou seja, que tenha pH neutro (Acid Free). Isto que confere mais durabilidade ao trabalho e qualidade a imagem impressa.
Prefira papéis mais pesados com gramagem mínima de 180g.

Se você quiser colorir o seu desenho, escolha papéis com textura específica para a técnica de cor que irá utilizar. Existem uma enorme variedade de blocos artísticos no mercado, para aguarela, pastel, carvão, etc.
Qualquer um destes servirão para este propósito.



Caneta de tinta preta

Sem dúvida a melhor opção é a caneta Sakura Micron Pen. Também pode servir qualquer caneta tipo “RollerBall”. A numeração varia de 0.3 a 1.0.
A mais usada é a caneta 0,5 que tem um risco médio é ideal para iniciar o desenho.
Para fazer os enchimentos podemos utilizar canetas mais grossas como as 0,8 ou até 1,0

Este tipo de canetas, são facilmente encontradas no mercado nacional e não são tão caras assim.

Lápis, mas não borracha!!

Escolha um lápis macio para desenhar as linhas guia e as divisórias. Pode ser um lápis 4b ou 6b. Isto se pretende fazer desenhos perfeitos segundo uma visão pré-definida na sua mente.
Caso contrario, não utilize lápis e deixe-se levar pela improvisação e a surpresa.

Como criar com zentangle

Como criar com zentangle?

Quero partilhar esta história sobre o zentangle e as minhas alunas.
No primeiro dia que apresentei este projecto para desenhar com a técnica de zentangle, todas as minhas alunas mostraram entusiasmo.
A final de contas, a aula parecia simplesmente uma apresentação teórica sobre um tema do qual nunca tinham ouvido falar e é sempre bom saber de tudo um pouco.

Os rostos de todas elas mudaram quando lhes propus que teriam que fazer cada uma, o desenho de um animal a escolha, utilizando esta técnica. Como gostaria ter tido uma maquina de fotografia para fotografar o pavor estampado nos seus rostos.

Nenhuma acho que poderia fazer qualquer coisa por muito simples que fosse. E começaram a sussurrar: Como criar com zentangle? Eu não tenho jeito nenhum!!. Nunca na vida desenhei!!!!!
A verdade é que com medo e muitas dúvidas aceitaram o desafio. O resultado não podia ser melhor!!!
Visita esta galeria clicando na primeira imagem para a vê-la em maior tamanho

Recomendo:



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website