Teoria da cor

O circulo cromático.

2594 0

As cores que normalmente encontramos no Arco-íris são: Vermelho, Laranja, Amarelo, Verde, Azul, Índico e Violeta…esta é a Paleta da Natureza.

Tradicionalmente por conveniência e para efeitos de estudo, estas cores são organizadas num círculo de 6 cores (excluindo o Índico) denominado “Circulo Cromático” disco ou roda das cores.

Circulo Cromático

O disco cromático não é um instrumento científico de classificação de cores, mas é muito útil no entendimento da teoria das cores e geralmente usado para estudar as cores-pigmento.

Independentemente dos atributos físicos das tintas, é necessário conhecer as propriedades das cores de forma a podermos resolver e fazer a melhor a escolha e mistura das cores à hora de pintar.

Neste círculo cromático podemos diferenciar claramente as denominadas cores primarias, cores secundarias, valores e complementares.

O círculo cromático, tradicionalmente é representado como o próprio nome indica, por um círculo com 12 cores: três primárias, três secundárias (formadas pela mistura das primarias) e seis terciárias, criadas pelas misturas das primárias com as secundárias.



No âmbito artístico, normalmente são utilizadas como cores primarias o amarelo, azul e vermelho, com as cores secundárias, laranja, violeta e verde, resultantes da mistura das cores primarias.

Passemos a explicar de uma forma simples:

  • Amarelo misturado com azul em partes iguais dão como resultado o verde
  • Azul misturado com vermelho em partes iguais dão como resultado o violeta
  • Vermelho misturado com amarelo em partes iguais dão como resultado o laranja

A partir destas cores, muitas outras são criadas, por adição do negro e o cinza para formar as sombras o cores escuras e por adição de branco para formar as luzes, cores claras ou cores iluminadas. Esta gradação das cores conforma outras das suas características, as tonalidades.

Teoria da Cor

Artigos relacionados

Gosta dos artigos “Amopintar”?

  • Saiba tudo o que acontece no blog, recebendo os artigos no seu email
  • Subscreva-se no RSS. Basta para isso, colocar o seu e-mail…
  • Cadastre-se no “Newsletter” onde também poderá receber o Ebook “Termos Artísticos Ilustrado” GRÁTIS com o seu cadastro

banner-livro



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website