Rostos, animais, paisagens, flores e marinas em Óleo e Pastel

portugues
REGISTE-SE
AQUI...!

Registe-se

Desenhar e Pintar...

Galeria de Pasteis
Workshops On-line
Passo-a-Passo
Tutoriais
Conselhos e Dicas
Leituras complementares

Como Aprender...!

Formas de aprender...
Vìdeo-Tutoriais
Técnicas de Pintura
Teoria Das Cores
Termos Artísticos
Materiais
Glossários e dicionários
Pintores Famosos
Movimentos Artisticos
Artigos e Leituras
Frases Famosas

Técnicas...!

Desenho
Pastel Seco
Pintura a Óleo

Extras...!

facebook SEGUE-NOS POR
FACEBOOK
EMAIL SEGUE-NOS POR
EMAIL

OLÁ MAGALY,...

Perguntas de arte

Olá Magaly, ...!
UM ESPAÇO PARA RESOLVER TODAS AS SUAS DÚVIDAS
VISITE-O E PERGUNTE
QUE EU RESPONDO!

www.amopintar.com


Impressionismo

O Impressionismo foi um movimento artistico do século 19, que começou como uma associação privada de artistas de Paris e que fizeram a sua aparição publicamente em 1.874.

O movimento foi nomeado depois da exibição do quadro de Claude Monet chamado “Impression, soleil Levant” (1872/1873), sendo este o termo cunhado pelo crítico Louis Leroy.

Visão geral

Impasto
Os primeiros pintores impressionistas foram realmente radicais para o seu tempo, quebrando muitas das regras da imagem que tinham sido utilizadas por gerações anteriores.

Até os impressionistas, a história tinha aceite o objecto como fonte principal de representação na a pintura, mas a partir dos impressionistas o mundo ao redor começou a ser visto de outra maneira.
Desta forma, eles não se limitaram a representar e a retratar a beleza ideal, mas sim a beleza natural do entorno, capturada num determinado momento.

A pintura “Classica” Impressionista, no geral, é fácil de detectar. Curtas, quebradas e rápidas pinceladas, de cores puras, não misturadas entre si, que dão a aparência de espontaneidade e vitalidade.

As superfícies destas pinturas são muitas vezes altamente texturizados com tinta espessa, e traços perceptíveis, como um Impasto.
Uma característica que os define claramente para além de seus antecessores nos quais mistura harmoniosa e a minimizada percepção das pinceladas tirava do observador a sensação de estar a olhar para uma tela.
As composições são simplificados e inovadoras, bem como a ênfase está sob efeito global, e não mediante detalhes…

Inícios

Manet
A meados do século 19 em França, a arte mundial era oficialmente dominada pela Academia de Belas Artes. Eles definiam as normas para a pintura francesa, e não só, e realizavam uma exibição anual de arte conhecida como "Salon".
Os Artistas só poderiam expor os seus trabalhos no “Salon” se este fosse primeiro aprovado pelo júri da Academia.
Havia uma forte influência do júri em relação a aquilo que deveria, e não deveria, ser chamado arte.

Em 1863, o júri fez um desastroso julgamento preconceituoso: Eles rejeitaram um trabalho de Edouard Manet principalmente porque se mostravam duas mulheres nuas com um homem num piquenique. Os Nus eram aceites em pinturas históricas e alegórica, de acordo com o júri, mas mostrar-los na vida diária era estritamente proibido.
O júri não foi muito agradável na sua formulação da rejeição, Manet sentiu-se humilhado. E esta situação causou uma grande explosão de descontentamento entre muitos artistas franceses.

Para retaliar contra a dominância da Academia, um grupo de artistas formaram uma exibição independente que chamaram "O Salão da Rejeita".
Esta exibição foi duramente criticada durante anos pelos críticos de arte da época que alinhavam com os conceitos da Academia.
Em 1874, um dos críticos, Louis Leroy, que era também um gravador, pequeno pintor, dramaturgo e bem sucedido, visitou o mordaz “Salão do Rejeita” e escreveu uma resenha do que viu.

Tirando o título para a sua critica de uma pintura feita por um obscuro artista, o seu artigo foi intitulado "As exposições dos impressionistas", como uma forma de descrever os trabalhos destes “artistas” que só pintavam as suas impressões do que viam, e não como os verdadeiros artistas faziam, que era produzir bem calculadas formas, executadas cuidadosamente e em composições com conteúdo apropriado.

monet
O artigo foi feito sob a forma de um tonto dialogo que pretendia banalizar todo o show. A pintura que "inspirou" o rótulo de Leroy era "Impression Sunrise", e o obscuro artista era alguém chamado Claude Monet .

Leroy declarou que a pintura estava a maior parte de um esquema, e que dificilmente poderia ser considerado um trabalho acabado.

Passados alguns anos da critica de Leroy, o termo "impressionistas", tinha claramente furado não como um termo de menospreço, mas como um distintivo de honra...e um novo movimento nasceu.

As normas técnicas e stardares utilizadas no âmbito deste movimento variam muito embora gravitem um pouco em torno de um núcleo de valores, mas a verdadeira elemento de cohesão vinculado a este movimento era o seu espírito de rebeldia e independência. A tirania da Academia de Belas Artes tinha começado a ruir.

Técnicas

A abordagem dos impressionistas na pintura é geralmente identificada por uma forte preocupação pela luz, e a sua afectação aos cambios de qualidades, muitas vezes com uma ênfase sobre os seus efeitos em varios periodos do tempo.

Para além de querer controlar o conteúdo das pinturas, a Academia de Belas Artes também quis pronunciar-se sobre as técnicas utilizadas pelos artistas.
Eles queriam principalmente cores sombrias e conservadoras.
Eles queriam imagens altamente refinadas imagens que pudessem ser cuidadosamente examinados de perto pela sua fidelidade à "realidade", e eles incentivavam aos artistas para eliminar todos os vestígios dos traços dos seus pincéis.
Assim, a pintura desligava e isolava a técnica em si, da personalidade do artista, e das suas emoções.

Impressionismo


Aprender On-line

A melhor ferramenta de estudo...
Tutoriais pormenorizados que o guiará, de principio a fim atraves das técnicas de Pintura em Pastel Seco e Óleo!
ver maisSABER MAIS...

Glossário e Dicionários

Dicionários á sua disposição...
Biografias de reconhecidos pintores, termos técnicos e artísticos, movimentos e estilos artísticos!!!
ver maisSABER MAIS...



Todo o conteudo publicado em www.amopintar.com é original.
Quando traduzido, redigido ou fornecido por outrem, identifica-se sempre o autor e/ou a fonte.
Page copy protected against web site content infringement by Copyscape

VISITE O ATELIER.

EXPOSIÇÃO DE PINTURA.

ENCOMENDA DE RETRATOS!

encomende o seu retrato

INFORME-SE AQUI..!

O LIVRO QUE ESPERAVA...

Livro A Magia Dos Pastéis

INFORME-SE AQUI..!

WORKSHOPS ON-LINE

PARA APRENDER A DESENHAR E PINTAR QUADROS COMO ESTES...

Nivel básico

rosto pastel

animal em pastel seco

...MESMO SEM NENHÚM CONHECIMENTO PREVIO SOBRE A TÉCNICA DE PASTEL SECO!

INFORME-SE AQUI..!

Mais visitados...

PENSAMENTO DA SEMANA

Faça um trabalho que ame e não terá que trabalhar um só dia da sua vida.
CONFÚCIO

ver maisVEJA MAIS...