Desenho

Aprender a Desenhar. Como começar. Dicas que deves conhecer!

4089 36

Aprender a Desenhar Como começar… Dicas que deves conhecer!

A verdade é que poucas pessoas sabem como desenhar maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis e um papel. Aprender a desenhar, como começar, é a questão mais complicada para qualquer iniciante.

Aprender a Desenhar Como começar

Desenhar é uma questão de prática e dedicação…

Para poucas pessoas, desenhar é uma questão de “Dom”, para a restante maioria das pessoas, desenhar é uma questão de aprendizagem, prática e dedicação.
Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas, aprendidas e praticadas, assim como se aprende um novo desporto, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.

Desenhar é uma questão de pratica e dedicação. E é precisamente a prática, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.

Nesta pequena introdução que preparei para todos vocês, tocarei vários pontos de interessantes relacionados com esta arte de “aprender a desenhar – Como começar”.

Falarei da dedicação ao desenho, a utilização do bloco de esquissos, fazer exercícios com miniaturas rápidas e desenhos de sombras, e além de tudo, te darei “Uma dica de desenho!”



Muita Dedicação

Se desejas ter sucesso, eu te recomendo não só aprender a desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo a prática do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana.

Se desejas avançar mais rápido, logicamente deverás dedicar mais tempo a prática. Um sítio calmo é o ideal para começar, no entanto uma vez que adquires a capacidade de te concentrar, notarás que qualquer sitio é bom.

Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa ou secretaria. Outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição. Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito.

No entanto, por experiência própria posso dizer que se o teu intuito é começar a desenhar para depois passar a pintura a óleo ou pastel, o mais conveniente é te habituares desde o início ao cavalete.

Uma dica sobre Desenho…

PARA FAZER TRAÇADO DE LINHAS

  • Use um lápis afiado grafite ou de carvão para desenhar apenas o esboço da forma, ou contorno, do seu modelo.
  • Mantenha seu olho sobre o assunto, tanto quanto possível.
  • Faça linhas longas e contínuas sem levantar o lápis do papel, só quando for absolutamente necessário.
  • Não adicionar sombras. Incluir alguns detalhes para tornar o objecto reconhecível.
  • Repita o exercício até se sentir confortável com os seus resultados.

Mais Dicas AQUI!!!

Utiliza o Bloco de esquissos.

Um fabuloso habito, para quem deseja levar a sério o desenho é adquirir um bloco de esquissos que possas levar a qualquer sítio.

É importante observar tudo a tua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, ver como a luz se projecta sobre os objectos, observar as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduzir o que vês, no teu bloco.

Em quanto esperas no médico, no autocarro, no transito, nas ferias, em qualquer sitio, podes tirar o teu bloco da mala e começar a desenhar, qualquer momento é bom.

Desenha os objectos da tua casa, copie imagens de fotografias, desenha as tuas próprias mãos, os teus pés, a tua imagem do espelho. As oportunidades de praticar ficam só limitadas pela tua imaginação.

Faz exercícios…

Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontracção antes de iniciar a sua actividade, tu deves fazer exercícios de aquecimento.

Antes de iniciar as suas aulas semanais, faz exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o teu cérebro, os teus olhos, a tua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho… Vamos dar uma olhada a alguns exemplos de exercícios que pode fazer:

Exercícios de Aquecimento

Faz Miniaturas rápidas.

Seja qual for o objecto do seu desenho, antes de começar, faça pequenos e rápidas esboços em miniaturas, num papel aparte á sua superfície de trabalho.

Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão.
Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.

Valor e Sombras

Desenha com sombras.

Com este método, a ideia e ir criando e definindo a forma dos objectos mediante a realização de pequenos e rápidos traços. Definir as formas mediante as sombras.

Os espaços cheios e vazios se representam mediante as sombras variando a pressão do lápis. O objectivo é trabalhar rapidamente sem interesse na precisão mas sim na representação tonal.

Para começar este exercício é importante mover todo o braço num movimento fluido e quando te sintas descontraído e confiante, pegas na superfície de trabalho e começas a desenhar!!!

Forma e Valor

Aprender, aprender e aprender…

Qualquer “rabisco”, por insignificante que pareça, pode ser um começo….

Inventa, se criativo, faz rabiscos e texturas, copia imagens, lê sobre outros artistas e copia as suas obras sempre que puderes.

Além de servir de prática e melhorar a tua habilidade manual, todos estes exercícios ajudarão a aumentar a tua capacidade de observação e o teu lado criativo.



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!