Aprender a Desenhar – Como começar.
Colocado por na secção Desenho, Videos
ESTE ARTIGO FOI CRIADO PARA TI . . . SE GOSTAS, ENTÃO PARTILHA!

Desenhar é uma questão de prática e dedicação…

Como desenhar?…poucas pessoas sabem fazê-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis ou um pincel.
Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom. Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas e praticadas, assim como se aprende um novo desporto, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.

É tudo uma questão de pratica e dedicação. E é precisamente a prática, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.

Nesta pequena introdução tocaremos vários pontos de interesse, tais como: A dedicação ao desenho, a utilização do bloco de esquissos, fazer exercícios com miniaturas rápidas e desenhos de sombras, além de …Uma dica de desenho!

Uma dica sobre Desenho…

PARA FAZER TRAÇADO DE LINHAS

  • Use um lápis afiado grafite ou de carvão para desenhar apenas o esboço da forma, ou contorno, do seu modelo.
  • Mantenha seu olho sobre o assunto, tanto quanto possível.
  • Faça linhas longas e contínuas sem levantar o lápis do papel, só quando for absolutamente necessário.
  • Não adicionar sombras. Incluir alguns detalhes para tornar o objecto reconhecível.
  • Repita o exercício até se sentir confortável com os seus resultados.

Mais Dicas AQUI!!!

Dedicação

Se quiser ter sucesso, eu recomendo não só conhecer como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo á prática do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana.
Se quiser avançar mais rápido, logicamente deverá se dedicar mais tempo. Um sítio calmo é o ideal para começar, no entanto uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notará que qualquer sitio é bom.

Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa ou secretaria outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição… Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito.

No entanto por experiência própria posso dizer que se o seu intuito é começar a desenhar para depois passar á pintura a óleo ou pastel, o mais conveniente é se habituar desde o início ao cavalete.

Bloco de esquissos.

Um fabuloso habito, para quem quer levar o desenho a sério é adquirir um bloco de esquiços que possa levar a qualquer sítio.
Observe tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projecta sobre os objectos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza o que vê, no seu bloco.

Em quanto espera no médico, no autocarro, no transito, nas ferias, em fim, qualquer momento é bom. Desenhe os objectos da sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de practicar ficam só limitadas pela sua imaginação.

Faça exercícios…

Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontracção antes de iniciar a sua actividade …

Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho… Vejamos aqui alguns exemplos dos exercícios que pode fazer:

Exercícios de Aquecimento

Miniaturas rápidas.

Seja qual for o objecto do seu desenho, antes de começar, faça pequenos e rápidas esboços em miniaturas, num papel aparte á sua superfície de trabalho.

Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão.
Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.

Valor e Sombras

Desenhe com sombras.

Com este método, a ideia e ir criando definição da forma dos objectos mediante a realização de pequenos e rápidos traços.
E definindo as formas mediante as sombras.
Os espaços cheios e vazios se representam mediante as sombras variando a pressão do lápis. Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela precisão mas sim pela representação tonal. Mova todo seu braço num movimento fluido e quando sinta que este descontraído e confiante, pegue na sua superfície de trabalho e comece a desenhar!!!

Forma e Valor

Vídeo sobre desenho – As Texturas

Qualquer “rabisco”, por insignificante que pareça, pode ser um começo….
Invente, seja criativo, faça rabiscos e texturas sempre que puder.
Além de servir de prática, e melhorar a sua habilidade manual, estes exercícios aumentam a sua capacidade de observação e o seu lado criativo.

Não sabe como começar?
É isso o que veremos a continuação…

VER MAIS VÍDEOS SOBRE DESENHO …AQUI

Tutoriais de Desenho

Artigos relacionados

Isto também te pode interessar...!

GOSTOU DO ARTIGO? . . . ENTÃO PARTILHE!
O que outros estão a ler!
lapis-de-cor-passo-a-passo
Aqui estamos mais uma vez para vos apresentar um procedimento para...
6 dicas para desenhar qualquer coisa com precisão
Para aqueles que desenham por intuição e para os que aprenderam...
Copiar os grandes mestres da pintura
Uma das formas de aprender a desenhar é copiar os grandes...
Desenhar o corpo humano
Quando estiver a desenhar o corpo humano, evite a tendência de...
O que outros comentam! Este artigo tem 29 opiniões
  1. Eu sou um desenhista principiante. ainda ñ sei desenhar mtu bem, mas quando estou inspirado sai desenhos mtu legais

    Gostei mtu dessas escritas de como desenhar, e parabenizo à quem fez este ensinamento

    meu nome é André e tenho 14 anos

  2. Amo desenhar e quero desenhar melhor… sei muito sobre desenho… beijos aos desenhistas do Brasil…

  3. cada pessoa tem seu geito de se expresar pois cada pessoa nasce com o dom que Deus lhe propos durante a vida na terra …
    Eu descobrir a pintura aos meus12anos hoje tenho 14e meio pintu bem só pressiso áprimorar mas um poucco ter mais imaginacoes que tudo fluirar… Então voçê que gosta de pintura e quer pintar voçê tem que ter um momento só seu e da sua artes procure usar sua imaginaçao com os minimos detalhes e vvoçê estara proto(a) para uma jornada de pinturas ………………..

  4. JONAS SILVA RIBEIRO

    eu desenho bem mas sou um principiante agradeço por ter esse dom .Todos falam que desenho bem mas tenho que aprender mas para no futuro ser um bom desenhista beijosssssssssssssssssssssssss.

  5. debora de oliveira

    eu queria saber como pintar pois eu sempre quis aprender pintar, pois eu já faço curso de pintura mas só que em tecido…………
    queria saber como pintar

  6. eu desenho bem mais falta alguma coisa…eu nao me consentro bem, porque.?

  7. Olá, gostaria de dicas para desnhar rosas e girassol, pois faço muitas pinturas de fores e tenho um pouco de dificuldade. como começar?

    Obrigada.

  8. rico

    bom dia ou boa noite .
    Sempre desenhei pessoas, animais , veículos, prédios e muitas coisas a mas, porém, ao desenhar a foto do filho de um colega de trabalho, fiz de bom grado sem nada lhe cobrar, mas com sua insistência em cobrar algo, dei um preço meramente irrisório. Ele em contra partida, simplesmente se revoltou dizendo que não valia aquele preço.
    Fiquei aborrecido com aquilo e desde então não fiz mais nenhum risco no papel.
    Por favor me ajude a voltar a ter gosto por esta maravilhosa arte que é a de desenhar …Desculpe o desabafo, mas neste PAIS de meu DEUS, o que falta muito,
    é cultura .

  9. Mag

    Olá Rico.
    Pessoas que critiquem é não deem valor ao teu trabalho, encontrarás muitas no teu caminho…Nunca poderás mudar isso!. O que sim podes mudar é a tua forma de olhar para elas e aceitar as suas criticas.
    A perseverança é a base do sucesso…Se gostas desenhar e pintar, não pares nunca. Segue os teus sonhos e nunca jamais deixes que ninguém te diga o que podes o não podes fazer !!!
    Boas Pinturas!!!

  10. ricardo silva

    Eu gosto muito de desenhar e estou a todo momento tentando inventar desenhos novos…

  11. Eu queria saber, que tipos de lápis eu tenho que usar para desenhar. Todos ou não? alguém podia me responder por favor.

  12. Mag

    Olá Daniel.
    Na secção aprender-online, aqui no blogue, poderás encontrar toda a informação que procuras. Até editei alguns vídeos com pequenas demonstrações.
    Visita esta ligação “Aprender-Online”.

  13. Sonia Regina Moreira

    Amo desenho e pintura, sempre quis desenhar, estou na minha segunda aula de desenho e sinto uma enorme dificuldade pois o lho vê uma figura e a mão faz outra sei que não serei um Picasso, mas gostaria muito de desenhar rostos…sera? o mestre diz que conseguirei…

  14. Eu gostei por que eu mesmo sou Artista Plástica e gosto sempre estar melhorando esse dom.

  15. Amo pintar, fazer caricaturas de artistas, sempre gostei e acho que essa pagina vai ajudar a despertar o enteresse de muitas pessoas pela a arte.

  16. Nick

    o meu sonho é aprender a desenhar maravilhosamente e tornar-me o maior desenhador do mundo inteiro,sabendo que isso leva mto tempo,mas sei que so se dedicar mesmo ao desenho conseguirei.eu estou no nono ano e escolhi desenho mas no desenho so aprendemos a desenhar figuras geomatricas.eu arrependime mto.eu quero fazer a maior banda desenhada do mundo para que o meu nome fique destacado em todas as bandas desenhadas.
    eu quero aprender sozinho. obg pela atenção

  17. leandro diaz

    Curti o site,tenho 15 anos,e gosto muito de desenhar (alguns amigos e familiares dizem que eu desenho bem para quem nunca fez um curso ou algo parecido, mas não concordo eu acho que eu desenho mal “pra caramba”, mas enfim…
    Uma pessoa que desenha muito mal pode virar um profissional ?
    O site ensina a desenhar ? Se sim,custa caro ?

  18. mirella

    Acho que não tenho talento para desenhar.. mesmo assim eu insisto muito sabe, sempre foi o meu sonho, o meu único defeito foi a falta de prática e de ter desistido logo no primeiro erro D:. Sempre achei que não sabia desenhar, e parei de querer fazer isso… Mas agora quero mais do que nunca, e me surpreendi com os resultados que tive. sei que ainda está em tempo de tentar ser muito boa no que quero fazer, por favor me ajude…

  19. Olá, eu AMO muito desenhar, quando não estou lendo ou pesquisando ‘imagens’ para desenhar estou lendo, e quando não estou lendo, estou desenhando. Não sei se desenho BEEEEEM, mas me falam que desenho… Um enorme beijo !

  20. Gosto muito de desenhar mas tenho que melhorar muito!

  21. Muito…, muito…, legal!!!!!!!!!! Dá gosto de ver. Não precisa nem querer aprender. A beleza já está nas aulas.

  22. Bom dia, gostaria de saber com qual idade se começa desenhar, meu filho tem 06 pra 07.
    Qual o primeiro passo.

  23. Ola, bom dia a todos. Muita pratica, muita mesmo para se atingir melhores resultados, pesquisas sobre os grandes mestres, suas historias, suas dificuldades, tudo o que eles passaram, isso e’ uma otima aula de inspiraçao. E com certeza voce se identificara’ com alguns deles. Boa sorte e sucesso a todos nos pintores e desenhistas.

  24. Eu sei desenhar + ou -, mais eu quero aprender a desenhar pq eu gosto muito e quero desenhar corretamente pra mim ficar todo dia desenhando. Eu amo desenhar. bjjsss

  25. Eu amo desenhar tenho muito talento;so nao gosto muito de fazer desenhos muito complicados para os que gostam de desenhar uma boa sorte este e um otimo talento.

  26. Obrigado, eu amo desenhar e isso vai me ajudar muito., Não só isso mais através do desenho consigo reproduzir as ideias de mecanismos dentro de minha cabeça e a fazer quadradinhos mostrando as minhas histórias de escritor, e a expressar nos meus desenhos as minhas ideias de musicas. E assim as técnicas e métodos seus e de outros me ajudam muito a realizar esses desenhos, com muita pratica e esforço porque é o que sempre boto em primeiro lugar no que eu mais gosto de fazer.

  27. Suas dicas são ótimas, é verdade a prática com o tempo torna a habilidade de desenhar quase que um ato motor simples. Existe um livro também, “Como Desenhar Com o Lado Direito Do Cérebro” é muito bom, fica a dica. Parabéns pelo ótimo trabalho!

  28. Por favor, em primeiro lugar, gostei muito de tudo por aqui, parabéns.
    Já desenhei muito, pintei quadros a óleo, sempre copiando outros desenhos, outras pinturas.
    Não consigo me soltar para desenhar sem copiar.
    Prefiro muito mais desenho preto e branco e ou giz pastel.
    Acho que não tenho criatividade.
    Que posso fazer para me soltar e principalmente para voltar a ser um bom desenhista.
    Pois agora que encontrei este espaço irei me dedicar novamente.
    obrigado e um grande abraço.

  29. Mag

    Esse livro é fantástico. Alguns dos meus ensinamentos estão baseados nos conceitos do livro. Recomendo a quem puder, adquirir e ler. Boas pinturas a todos.!!

Deixe aqui a sua opinião

Copyright © 2008 - 2014 | Aviso Legal | amopintar é Marca Registada | Todos os direitos reservados
desenvolvido por sybo