Videos

Como agarrar o lápis para desenhar.

1513 0

Acredite que esta não é uma pergunta sem sentido… “Como agarrar o lápis para desenhar”, é das dúvidas mais recorrentes dos alunos quando se iniciam no desenho.

A forma de agarrar o lápis, dependerá do tipo de desenho a realizar. Desenho de pormenores, desenho a mão levantada ou esquissos. Agarrar o lápis pode parecer um pormenor inútil ou supérfluo para alguns, mas é tão importante quanto os materiais ou os exercícios.

Agarrar o lápis para desenhar.

agarrar-o-lapis1Basicamente existem duas formas de agarrar o lápis. Dentro destas formas existem algumas variantes que dependem de cada desenhador em particular, do conforto que eles sentem e/ou hábito que desenvolvem.

A primeira forma é semelhante a maneira de agarrar o lápis para escrever e lhe chamamos “posição de escrita”, a segunda forma de agarrar o lápis se assemelha a maneira de agarrar uma vara ou batuta de director de orquestra e lhe chamamos “posição batuta”. Mas existe ainda a chamada “posição pincel”, na qual agarramos o lápis como se fosse um pincel de pintor.

POSIÇÃO ESCRITA

Quando se trata de desenhos de pequenos pormenores o lápis deve ser agarrado com maior firmeza, mais perto das pontas dos dedos, como se estivéssemos a escrever. Desta forma podemos garantir um maior controlo na realização dos pormenores.
agarrar-o-lapis2

POSIÇÃO BATUTA

Quando desenhamos numa superfície vertical a mão levantada o lápis deve estar dentro da mão como se fosse uma vara ou uma batuta para permitir traços soltos e naturais, permitindo também a possibilidade de abranger a superfície maior de desenho e realizar esquissos de maior tamanho.
Os dedos apoiam sobre a folha e são a guia para realizar os traços.



Para realizar qualquer tipo de desenho, podemos variar entre estes dois tipos de movimentos ou formas de agarrar o lápis, dependendo da área de desenho que desejamos abranger e do grau de pormenor que estamos a realizar.

Em todo o caso e seja qual for a opção, o mais importante é estarmos familiarizarem com o lápis dentro da mão e agarra-lo folgadamente.
Ele deve estar solto dentro da mão e não agarrado com força ou tensão como algumas pessoas fazem. Deve quase parecer, como se o lápis fosse uma extensão da própria mão. Este facto facilita o desenho.

O conforto do braço também é importante. Por regra geral o braço deve intervir na tarefa de desenho, ou seja, devemos mover não só a mão, mas todo o braço a partir dos ombros.

Para maior esclarecimento deste tema e tantos outros, não deixes de ver este vídeo e muitos mais visitando a secção de Vídeos. Podes também visitar o canal Amopintar no Youtube.

vídeo: Como agarrar o lápis para desenhar



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!