Pintores Famosos

Adolphe William Bouguereau. Pintor Académico francês.

801 0

Adolphe William Bouguereau.
Foi um pintor francês que manteve padrões de conservadorismo académico durante uma época moderna revolucionária da pintura.

Naturalidade: Francês.
La Rochelle 1825 – La Rochelle 1905.
Estilo: Neo-Classicismo Francès

Ter ganho o cobiçado Prémio de Roma em 1850 aos 25 anos permitiu a Bouguereau deixar Paris e estudar durante quatro anos, em Roma.

O seu retorno a Paris, permitiu-lhe o prestígio e influência necessárias para fazer a guerra contra as tendências modernistas da arte francesa.

Adolphe William Bouguereau

Quem é este maravilhoso pintor Académico?.
A sua obra cai sensivelmente em três categorias: os retratos, obras religiosas, e nus.
Os seus retratos e obras religiosas evidenciam uma extraordinária qualidade fotográfica. Seguiu as pegadas de David e Ingres, pintores que foram altamente apreciados pelos pintores académicos da época.
Para os académicos, as pinceladas são estritamente dissimuladas atingindo um alto efeito de três dimensões, embora eventualmente, à custa da expressão e da personalidade.

Bouguereau. O beijo



O amplo sentimentalismo do qual os seus contemporâneos foram fortemente divergentes foi a principal preocupação dos trabalhos de Bouguereau.
E os seus nus cheios de subtil sensualidade, inspirados no mundo renascentista tornaram altamente acessível aos telespectadores conservadores da época e tiveram grande aceitação na Corte de Napoleão III e Eugénia de Montijo.

Bouguereau. Pinturas

Como membro poderoso da Real Academia Francesa de Pintura e Escultura, Bouguereau impediu que obras de vanguarda fossem mostradas no “Salon”, a Academia oficial de exposições da época.

Alguns artistas que acreditaram que os seus trabalhos tivessem sido rejeitados no “Salon” por causa do Juízo de Bouguereau são por exemplo, o pós-Impressionista Paul Cezanne, quem o referia como “O Salon de Monsieur de Bouguereau.”

Com o triunfo da vanguarda no século XX, a reputação de Adolphe William Bouguereau rapidamente desceu.
Embora a sua hostilidade em direcção a novas ideias fizeram dele um inimigo natural de alguns artistas e historiadores progressistas, na actual época pós-modernista, o interesse no seu trabalho, mais uma vez, começou a acelerar.

Pinturas de Adolphe William Bouguereau

Pinturas de Bouguereau

Bouguereau-Pinturas

Bouguereau-Rest in the Harvest

Bouguereau. AmoPintar

Bouguereau-The Nut Gatherers



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
Artigos recentes
error: Content is protected !!