Artigos-Dicas-Conselhos

Achas que sabes pintar? Descobre em que nível estas.

1556 0

Achas que sabes pintar?

Achas que sabes pintar?. Esta foi a pergunta que fiz aos alunos que participarem no meu mais recente atelier (workshop) sobre pintura a óleo.
O resultado foi no mínimo surpreendente. Quase todos os participantes responderam que sim (Alguns até com ar de surpresa). Pensaram eles: se assim não fosse, como poderíamos estar a participar num workshop de pintura a óleo de nível intermédio?

Só houve 2 ou 3 excepções e foram pessoas com um sentido um tanto auto-crítico. Mas a verdade é que é difícil para quem esta a começar a pintar ou deseja aprender a pintar perceber se sabe ou não sabe.

Então foi quando lhes apresentei a minha “escala de conhecimento”. Um quadro que eu idealizei algum tempo atrás para poder seleccionar os alunos adequados para cada nível de aulas. Ao mesmo tempo, este guia me serviu para a elaboração do programa a seguir no curso de pintura. Desta forma podia garantir que cada aluno se iria superando a sí próprio na medida em que fosse subindo de nivel de acordo com esta escala de conhecimento.

Agora, eu vou-te apresentar este quadro a ti também para que possas perceber se “Achas que sabes pintar?” e possas descobrir em que nível te encontras.

Descobre em que nível estas.

NÍVEL 0.

Eu sei o que é a pintura a óleo e quero aprender a pintar.
Aprender a pintar
Neste nível, a pessoa tem o desejo de aprender a pintar como algum pintor famoso que considere o seu ídolo. É possível que ainda não saiba exactamente qual a técnica ou temática que deseja abordar. Mas sabe de certeza que tem um desejo enorme de aprender.

NÍVEL 1.

Conheço minimamente alguns materiais de pintura e sei manejar os pincéis.
Se achas que sabes pintar e já estas neste nível, é porque já tiveste algumas aulas de pintura. Tens algumas noções dos materiais utilizados, os nomes deles e para que se utilizam. Sabes manejar os pincéis, embora sem maior precisão. Mas se tivesses que aplicar gesso na tela ou uma cor primaria, de certeza que o farias bem.
Recomendo: Como escolher os melhores materiais para pintar?



NÍVEL 2.

Eu sei transpor o desenho para a tela.
É importante saber colocar na tela o que vamos pintar. Pode ser desenhando, mediante o método de quadricula, por decalco ou utilizando algum aparelho de projecção. O importante é saber qual é a melhor forma de transpor o desenho ao papel e utiliza-la.

NÍVEL 3.

Eu sei desenhar/Observar.
Quando nos referimos a saber desenhar, estamos a chamar a atenção ao aspecto “OBSERVAR” que esta incluído na habilidade para desenhar. Quando olhamos para um desenho ou uma pintura, quando estamos a aplicar cor na tela, é importante perceber exactamente em que sítio esta a sombra, onde colocar a luz, onde há representação de profundidade, em que ponto exacto estão determinadas linhas. Para isto é necessário saber observar.

NÍVEL 4.

Eu sei o que é composição.
Fazer uma boa composição
Além de saber transpor o desenho para a tela é importante saber de que forma o podemos fazer para criar harmonia ao expectador. A composição é um tema tão importante como a teoria da cor ou a escala de valores. Não vale de nada criar uma pintura extraordinária se antes não existe uma perfeita implantação da composição na tela.
Recomendo: Composição: Alguns conceitos básicos que deverias saber

NÍVEL 5.

Eu domino o claro-escuro / Escala de valor tonal.
Este é um dos aspectos mais importantes na pintura. O realismo se consegue quando os valores tonais das cores estão colocadas da forma certa. Quando existe verdadeiro contraste e destaque entre a luz e a sombra. Quando isto não acontece, a pintura parece inacabada, infantil, plana.
Recomendo: Chiaroscuro

NÍVEL 6.

Eu conheço a Teoria das cores e sei como aplica-la.
É importante para pintar, ter conhecimento sobre a teoria das cores. O que são cores complementarias, as harmonias das cores, a dimensão de uma cor, etc. Só assim, poderemos criar as cores que desejamos na correcta harmonia tonal.

NÍVEL 7.

Eu sei como criar uma cor.
Como criar uma cor
Achas que sabes pintar? Então de certeza que sabes reproduzir com exactidão uma cor. Sabes que matizes misturar para obter uma determinada cor, com a saturação e luminosidade requeridas?. Se sabes, então já estás neste nível!

NÍVEL 8.

Eu sei como dar profundidade a uma pintura.
Profundidade tem a ver com perspectiva. Saber aplicar a técnica da perspectiva técnica ou atmosférica numa pintura é também fundamental para considerar que sabemos ou não pintar. Tu sabes fazê-lo?

NÍVEL 9.

Eu sei pintar aplicando todos os conhecimentos anteriores.
Neste nível, é importante conhecer e aplicar todos os conhecimentos anteriores. Talvez não domines a perfeição os temas todos, mas pelo menos deves ter conhecimento sobre a sua existência e saber como aplica-los. Se assistes a uma aula de pintura e estas no nível 9, deves estar a vontade com todas estas temáticas.

NÍVEL 10.

Eu pinto com realismo.
Sabes pintar?
Ao meu modo de ver, este ponto, assim como alguns dos anteriores fazem todo o sentido mesmo que o teu desejo seja pintar abstractos, ingénuos, cubismo ou expressionismo.
Os grandes artistas antes de excursionar em novos estilos ou movimentos, dominavam perfeitamente qualquer dos pontos anteriores.
É como para um músico dizer: Eu vou improvisar no Jazz, por tanto não necessito estudar musica.



A final sabes pintar?

Vale a pena esclarecer qual foi a resposta dos meus alunos do atelier de pintura a óleo, depois de ter mostrado e explicado esta tabela.
A final passaram todos do nível 8 ao nível 1 ou 2.

É muito importante que mantenha-mos a humildade e o sentido crítico ao responder a esta pergunta. Quanto mais honestos formos, mais rapidamente estaremos abertos a novos conhecimentos e em disposição de aprender mais.

Agora que já sabes tudo o que necessário para saber pintar e já sabes em que nível estas, ainda estas com vontade de aprender a pintar??
Espero por ti nos próximos artigos para continuar a aprender.!!

 

Dois fabulosos livros para iniciar o teu caminho…

“A Magia dos Pastéis”
Um livro criado a pensar em quem ama pintar e não sabe como começar.
A mais completa informação sobre a historia dos pastéis, materiais, técnicas, conceitos teóricos, demonstrações, exemplos… em mais de 90 páginas e 400 fotografias.
Aqui podes saber mais!!

Livro-Aprender a Desenhar

“Eu quero APRENDER A DESENHAR”
Um livro especialmente criado a pensar em quem deseja aprender a desenhar.
Em mais de 5 capítulos, 50 temas, mais de 200 páginas, 400 imagens e 46 exercícios de auto-avaliação, que te levarão do Zero até aprender a desenhar!!!
Aqui podes saber mais!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!