Artigos-Dicas-Conselhos

11 dicas sobre pastel seco

81 0

Neste artigo apresento 11 dicas sobre pastel seco que vos ajudarão na maravilhosa tarefa de pintar com pastel seco.

Como todas as técnicas de pintura e médios, existem truques e dicas que podem facilitar o nosso trabalho. Nem todas as dicas se ajustam as nossas necessidades, mas vale sempre a pena conhece-las e até experimentar… as vezes mudando os nossos hábitos podemos melhorar o nosso desempenho.

Se gosta desta técnica, recomendo que comprem o livro “A Magia dos Pastéis”, da autoria de Magaly Gouveia.
Neste livro encontrará informação sobre este material tão antigo, que poucos iniciantes conhecem e do qual pouca informação existe… o pastel seco!!

“A MAGIA DOS PASTÉIS” aborda um extenso conteúdo que permitirá a qualquer iniciante perceber a técnica, adquirir os conhecimentos básicos e receber toda a instrução necessária para começar a criar obras maravilhosas… Siga o Link para saber mais sobre este livro.

11 dicas sobre pastel seco

  • O trabalho com pastel, não é um trabalho muito limpo. Muito pó é produzido durante a aplicação dos pasteis sobre o papel. Por esta razão, vale a pena evitar soprar sobre o trabalho, caso contrario muito do pó contido sobre a superfície que se espalha quando soprarmos, será respirado por nos próprios.
    É preferível levar o trabalho terminado ao exterior para sacudi-lo.
  • Não mantenha qualquer alimento ou bebida por perto senão você sem saber estará a comer poeira!
  • Coloque uma folha ou plástico grande no chão ou então lave o chão com frequência para não levar o pó por toda a casa quando pinta com pasteis.
  • Também pode optar por colocar uma folha dobrada em forma de calha colada na base que utiliza para colocar a sua folha de trabalho, assim poderá colher nesta calha o pó que se solta ao trabalhar com as barrinhas de pastel sobre o papel.
  • Se este for o médio que mais utiliza para trabalhar, considere colocar um filtro de ar em seu estúdio.
  • Tente trabalhar com luvas … os pigmentos podem ser absorvidos através da pele e é muito mais fácil para limpar as luvas que os dedos ao mudar de cores.
  • Caso não ache cómodo trabalhar com luvas, existe um creme para as mãos no mercado, muito bom para proteger as mãos para este fim. Chama-se “Luvas em frasco”
  • Ao pulverizar o seu trabalho com qualquer fixador, certifique-se que você está em uma área bem ventilada ou fora do estúdio.
  • Mantenha alguns panitos húmidos como material essencial no seu estúdio, para limpar as mãos ou as luvas. Não esqueça manter fechado o pacote para evitar que sequem rapidamente.
  • Há quem goste manter os seus pastéis em arroz. Sim… coloque uma camada de arroz em sua caixa de pasteis para mantê-los seguros e limpos.
  • Crie o hábito de limpar o pastel de cada vez que os utiliza e antes de colocá-los de volta na caixa. Use uma toalha ou guardanapo de papel perto do seu cavalete .

Mais Dicas AQUI!!!

Um livro para aprender a desenhar


“A Magia dos Pastéis”
UM LIVRO CRIADO EM PORTUGUÊS, ESCRITO EM PORTUGUÊS… Com a mais completa informação sobre a historia dos pastéis, os materiais a utilizar, as técnicas de aplicação, os conceitos teóricos, demonstrações passo-a-passo, exemplos… em mais de 90 páginas e 400 fotografias. . .

Aqui podes saber mais!!



Gostas deste artigo? Então partilha:
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website