Pintura a óleo

10 super dicas sobre pintura a óleo para iniciantes

326 0

10 dicas sobre pintura a óleo para iniciantes que podem ser úteis para ti que estas começando a pintar nesta técnica.

Estas 10 super dicas estão baseadas no conhecimento de muitos artistas ao longo das suas experiências de muitos anos.

Estes artistas amadores e profissionais, graças a sua experiência e prática, ganharam credibilidade para poder opinar sobre diversas questões que interessam a todos os iniciantes.

Algumas dúvidas que todo iniciante questiona são: quais são as melhores marcas de tintas, que tamanho de tela devo comprar, quais são os pincéis mais recomendados, quantas cores devo comprar, etc

Se estas são também as tuas dúvidas, então este artigo é dedicado a ti. Tenho a certeza que estas Super 10 dicas sobre pintura a óleo para iniciantes, te irão facilitar a vida!!

Recomendo: Pintura a óleo: Como começar?



10 dicas sobre pintura a óleo para iniciantes

Dica # 1: Compra tintas e pincéis de boa qualidade.

10 dicas: Compra pinceis e tintas de boa qualidade
Esta é a primeira das 10 dicas sobre pintura a óleo embora não seja a mais importante. Se tens possibilidades económicas, compra tintas tipo profissional em lugar de tintas tipo estudante ou dessas baratas para hobby.

As tintas profissionais possuem maior proporção de pigmentos em relação ao aglutinante e produzem por tanto melhores resultados.
Em relação aos pincéis, bastará que compres 3 ou 4 pincéis de boa qualidade e de diferentes tamanhos. Na medida que fores evolucionando poderás adquirir mais tipos e tamanhos de pincéis.

Podes utilizar o mesmo tipo de pincéis de acrílico, para pintar a óleo. No entanto as mais recomendadas são as de pelo natural, tipo cerdas de porco. São boas e económicas para começar.

Recomendo: Tudo sobre pincéis a óleo.

Dica # 2: Comece por pintar em pequenas telas.

A maior parte dos iniciantes adoram pintar em telas enormes. Não caias também nessa tentação.
Uma tela pequena te da a oportunidade de experimentar técnicas, cores e misturas sem investir no processo nem muito material, nem muito tempo.

Compra algumas telas pequenas de 20x30cm, cartões entelados ou até papel-tela e começa a experimentar.
Recorda que quanto mais pratiques mais adquirirás respostas automáticas.

Dica # 3: Dispõe de um espaço para pintar, “Sempre pronto”

10 dicas: O espaço de trabalho
Das 10 dicas sobre pintura a óleo nomeadas neste artigo, eu diria que esta tem especial importância.

Deves organizar em tua casa um pequeno espaço bem ventilado. Ai poderás ter os materiais, cavaletes e telas, tudo “sempre pronto” para pintar a qualquer momento e sempre visíveis.

Isto te dará a oportunidade de ver e pensar sobre o teu trabalho, mesmo que não estejas realmente pintando. Também facilitará o teu processo de pintura, de modo que te possas debruçar sobre o cavalete para pintar com mais frequência, mesmo que possível, diariamente.
O teu trabalho melhorará rapidamente se pintares muito. Recorda que é a prática de faz arte.



Recomendo: Pintar todos os dias

Dica # 4: Aplica primário sobre a superfície para pintar.

Conheço montes de artistas e até professores de pintura que não incentivam aos seus alunos a aplicar primário sobre a tela ou qualquer outra superfície para pintar. Eu não consigo começar a pintar se não aplicar gesso sobre a tela.

Bem seja que utilizes lona, madeira, papel, tela, ou qualquer outra superfície para pintar ( apropriada claro) o mais importante é aplicar sobre a superfície, um tipo de primário chamado gesso. Isto evita que o óleo das tintas se filtrem (sejam absorvidas) na tela, protege a superficie dos acidoa contidos nas tintas, e fornece a superfície uma suavidade e uniformidade que facilitará o teu trabalho.

Recomendo: Porque aplicar gesso na tela

Dica # 5: Aprende a esboçar a óleo.

10 dicas: Aprende a esboçar a óleo
Esboçar a óleo é no fundo realizar a pintura aprimorando principalmente a composição e valor tonal utilizando tinta diluída com terebentina. Isto torna a tinta bastante liquida e faz com que seque muito mais rápido.
Se a terebentina cheira muito e não gostas do cheiro, então podes utilizar turpenoide ou white spirits.

Como já disse, este aditivo fará secar rapidamente a pintura permitindo que possas aplicar mais camadas subsequentes de tinta e cor sem ter que esperar muito tempo para que sequem.
O sienna queimado é útil para estabelecer a composição e o valor tonal.

Dica # 6: Estuda e compreende sobre a teoria da cor.

A mais importante das 10 super dicas sobre pintura a óleo para iniciantes tem a ver com as cores. É importante saber sobre as cores e a mistura das cores.

A teoria da cor nos ensina como manter as cores vibrantes. E nos ensina como evitar esse aspecto inacabado de certos quadros realizados pelos iniciantes na técnica.
É importante saber como as cores primarias nos conduzem as segundarias e também como as cores podem ter tendência para os amarelos ou os azuis, fazendo com isto que o resultado seja mais frio ou mais quente.

Recomendo: Tudo sobre a teoria da cor.

Dica # 7: Utiliza uma paleta limitada de cores.

10 dicas: utiliza uma paleta limitada de cores
Muitos pessoas não começam a pintar a óleo porque acham que sai muito caro. Se pretendes comprar 40 bisnagas de cores, pincéis de marta e telas de seda, então claro que pintar a óleo sai muito caro.

No entanto se conheces a teoria das cores, saberás que talvez 5 ou 6 cores no máximo é suficiente para pintar a óleo. Todas as restantes cores do espectro cromático podem ser adquiridas a partir destas.

Podes até começar com uma pintura monocromática, ou seja uma cor, além do preto e o branco. Desta forma podes aprender a sentir as tintas e a forma de pintar com elas ( muito diferente de pintar com acrílicos)
Quando estiveres pronto, adicionas uma cor fria e uma quente de cada matiz primário e talvez algumas cores terra como siena queimado, marron queimado e amarelo ocre

Recomendo: 10 Paletas de cores limitadas

Dica # 8: Utiliza a técnica “espessa sobre diluída”.

Isso significa usar a tinta mais fina e diluída nas primeiras camadas, economizando a tinta mais espessa e com maior teor de óleo para camadas posteriores.

Isso ajudará a garantir que as camadas anteriores secam primeiro e ajudem a impedir que a pintura seja quebrada.
Começa com uma mistura de metade tinta e metade terebintina, depois aplicas uma mistura de metade tinta e metade de uma combinação de terebentina e óleo de linhaça em uma proporção de 2:1.

O óleo de linhaça pode amarelar com o tempo (o que é mais evidente em cores claras), mas seca mais rapidamente do que outros óleos.

Dica # 9: Limpe sempre os pincéis.

10 dicas: limpar os pinceis
Este é outro dos 10 super dicas sobre pintura a óleo para iniciantes que deves aplicar sem excepção.

Deves lavar os pincéis entre as aplicações das cores. Para isso, utiliza papel de cozinha e terebentina.
Deves limpar os pincéis no final da tua sessão de pintura com agua e sabão.

Recomendo: Como limpar os pincéis de óleo?

Dica # 10: Limpa e guarda apropriadamente os teus materiais.

As tintas, médios e diluentes para pintar a óleo, são tóxicos, por tanto, limpa, guarda e arruma tudo o que utilizas para pintar.

É importante mantê-los fora do alcance das pessoas e animais.
Deita fora os papeis de cozinha os panos sujos com terebentina, as paletas de papel sujas, etc.
Uma vez que alguns destes materiais são inflamáveis, eu recomendo que molhes os panos e papeis com agua, mesmo que seja para deitar ao lixo, para evitar que por qualquer eventualidade possam inflamar espontaneamente.

Gostas-te das 10 dicas sobre pintura a óleo…..?

  • Então fica colado(a) ao blog, recebendo os artigos no teu email
  • Segue-nos no Youtube e no facebook
  • Ou então subscreve a nossa “Newsletter” para que recebes todas as actualizações no teu email.
    Além disso, com o teu “Cadastro” poderás ter acesso ao download gratuito do Ebook “Termos Artísticos Ilustrado”



Gostas deste artigo? Então partilha:
Recebe todas as actualizações no teu email...
Dicas e demonstrações para fazer de ti um melhor artista
E ainda, um Ebook "Termos Artísticos Ilustrado" ao subscrever
Magaly Gouveia
Magaly Gouveia

Magaly GouveiaAutora do Blog

Amopintar" foi criado com o intuito de ensinar a desenhar e pintar...e partilhar conhecimentos, dicas, dúvidas e emoções, com quem tambem Ama Pintar!

Website
error: Content is protected !!